22.8.09

Arte de Shepard Fairey

Ouvi falar da obra dele ainda na época do colégio, mas não cheguei a me aprofundar mais...
Ele ficou conhecido popularmente pela obra inspirada no Barack Obama, que estampou camisetas, pôsters, revistas e virou mania de internauta nos links de "vetorize-se".



Pesquisando tutoriais de Photoshop, achei um vídeo e acabei encontrando mais da sua arte. O artista, design e ilustrador de 39 anos é uma espécie de Andy Warhol atualmente, utiliza de técnicas distintas de pinturas e xilogravura para reproduzir suas obras. É hoje aclamado e odiado por muitos.
Esse ano recebeu o Brit Insurance Design of The Year (prêmio concedido aos grandes da arte e entretenimento) e foi preso às vésperas de sua primeira exposição-retrospectiva em Boston, acusado de vandalismo. O crime: espalhar pela cidade cartazes de Barack Obama e de sua primeira grande investida em arte de guerrilha , os pôsters "Obey the Giant".
Recaem sobre ele 29 processos movidos pelo departamento de Polícia de Boston, além das acusações de plágio movidas pela agência de notícias Associated Press que acusa Fairey de ter violado direitos de propriedade de imagem ao desenhar os pôsters de Obama utilizando uma foto original da agência, tirada por Mannie Garcia. (deu pra notar a semelhança com o Andy?).

E essa comparação com o Andy Warhol não sou eu que faço, o próprio Shepard Fairey se compara com o artista excêntrico. "-Você pode chamar Warhol de um estilo de arte gráfica com floreios de pintura. Você pode dizer o mesmo sobre meu estilo."

Não achei nenhum site relacionado exclusivamente ao artista, mas é possível conferir mais da arte dele acessando o oráculo, popular Google.

Shepard Fairey from Arkitip on Vimeo.

Nenhum comentário: